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Seminário reúne jovens cientistas e empreendedores no Museu do Amanhã

Por Agência O Globo

05/04/2017 10h04 — em



RIO — O Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, recebe na próxima semana alguns jovens que, apesar da dificuldade para se fazer ciência no país, conseguiram se destacar e criar projetos inovadores, como uma fita para detectar substâncias tóxicas no leite e um filtro de purificação que usa caroços de açaí. Eles irão contar suas experiências no seminário “Ciência para o Amanhã: Caminhos da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Juventude”, que contará ainda com painéis sobre o impacto dos educadores no interesse científico dos alunos e a importância do incentivo à ciência e à pesquisa no Brasil.

O evento acontece na próxima terça-feira, dia 11 de abril, e tem entrada gratuita, . Na parte da manhã, Henrique (Rico) Malvar, primeiro vencedor do Prêmio Jovem Cientista, em 1981, e atual cientista-chefe da Microsoft, debate com Luiz Sérgio Pires, diretor do Microsoft Advanced Technology Labs, a importância do incentivo à pesquisa. Logo depois, jovens cientistas compartilham suas experiências. Entre os convidados estão Joana M. Pasquali, vencedora do Prêmio Jovem Cientista em 2015; Lorrayne Isidoro, estudante do Pedro II que representou o país na Olimpíada Internacional de Neurociência; e Cristian Westphal, que mantém um canal com informações científicas na web e disponibiliza telescópios para observações em praças públicas.

— As grandes nações promovem investimentos relevantes em ciência, tecnologia e inovação que geram impactos positivos em temas fundamentais também para o Brasil, como saúde, energias renováveis, sustentabilidade e telecomunicações. Este é o caminho: com mais recursos para inovação, nossas empresas serão capazes de transformar de verdade o nosso futuro — disse Marcos Cintra, presidente da Finep, uma das patrocinadoras do seminário.

Na programação da tarde, é a vez dos educadores contarem suas contribuições para o incentivo à pesquisa. Cândido Oswaldo Moura, professor de matemática da Escola Municipal Tancredo Neves, em Ubatuba, São Paulo, vai apresentar seu projeto de construção de satélites com alunos do ensino fundamental; e Wemerson Nogueira, professor de ciências da Escola Municipal Boa Esperança, no Espírito Santo, usou a tragédia do Rio Doce para ensinar a tabela periódica. Os estudantes analisaram o impacto sócio-ambiental do desastre e desenvolveram um filtro que auxilia a limpeza da água.

Já Clayton Meiji Ito, professor de matemática em Unidades de Internação de Adolescentes em Medidas Socioeducativas de Planaltina, no Distrito Federal, desenvolve atividades que podem ser usadas para a educação, como a encenação teatral do livro “O homem que calculava”, de Malba Tahan.

Fechando a programação, uma mesa debate o empreendedorismo no contexto científico. O investidor Guy Perelmuter, um dos primeiros vencedores do Prêmio Jovem Cientista, vai contar sua trajetória de 16 anos buscando empresas inovadoras para investir. João Gabriel Hargreaves, diretor do Instituto Genesis, da PUC-Rio, vai falar sobre o modelo de incubação de start-ups em universidades; e Beto Veríssimo, do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, conta como a inovação e o empreendedorismo promovem negócios sustentáveis na área rural da Amazônia.

— O fomento do debate sobre Ciências, Tecnologia e Inovação no contexto da juventude é um movimento que indica a valorização da pesquisa e do pesquisador; caminhos que impactem positivamente o ensino de ciências; e a reflexão para proposição de diferentes modos de apoio à consolidação dos processos de inovação, frutos do investimento em pesquisa científica — diz Georgia Pessoa, gerente-geral de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho.


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