Sonic 3 é desclassificado do Oscar por falta de representatividade
A Academia anunciou a desclassificação de Sonic 3 e outros filmes, incluindo Madame Teia, Sorria 2, Bad Boys: Até o Fim, A Garota da Vez, Look Back e Meninas Malvadas, por não cumprirem as novas regras de representatividade exigidas para concorrer ao Oscar.
De acordo com os critérios, para serem elegíveis, os filmes precisam ser exibidos em uma sala de cinema comercial em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro. Além disso, devem atender a pelo menos uma das seguintes condições:
1. Ter pelo menos um ator principal ou coadjuvante de destaque pertencente a um grupo étnico ou racial pouco representado, como asiáticos, latinos, negros, nativos-americanos, norte-africanos ou nativos havaianos.
2. Contar com pelo menos 30% do elenco em papéis secundários ou menores pertencentes a dois grupos sub-representados, como mulheres, grupos raciais ou étnicos, LGBTQI+, ou pessoas com deficiência física ou cognitiva.
3. Apresentar uma história, tema ou narrativa centrada em um grupo pouco representado.
Além dessas, há outras exigências de representatividade nos bastidores, como na equipe técnica ou de produção, sendo necessário cumprir pelo menos uma delas.
A lista de indicados ao Oscar será anunciada em 17 de janeiro, e as novas regras fazem parte de um esforço da Academia para tornar a premiação mais inclusiva e diversificada.
Veja também
ASSUNTOS: Cinema