Cipó é indicado para tratar dores reumáticas e inchaço das articulações
Com indicações para tratamento de tosses, rouquidão e laringite, bronquite e asma, angina, distúrbios no aparelho urinário, prisão de ventre, dores reumáticas, inchaço das articulações, nevralgias e palpitações nervosas, o Cipó Cruzeiro, também conhecido como Cipó Cruz e Purga Preta, é nativo da Amazônia, mas encontrado em todo o Brasil.
Na medicina tradicional, usa-se há centenas de anos as folhas, caules, flores e raízes. O decocto desta planta, com sabor muito amargo e acre, é usado também pelos caboclos contra o veneno de cobras. Ela faz parte da farmacopeia homeopática.
Tem propriedades medicinais de anti-inflamatória das vias urinárias, antiofídica, anti-reumática, diaforética, diurética, emenagoga, laxativa, pulmonar. Deve ser evitado por gestantes, pois causa diarreias e náusea.
Usa-se a decocção de 10 g de raiz em um litro de água por 15 minutos. Beber duas ou três xícaras por dia: colesterol, diabete, dores reumáticas, dores nas pernas, edemas, emagrecer, escassez de urina, inchaço das pernas e prisão de ventre.
Veja também
ASSUNTOS: Cipó Cruzeiro, dores reumáticas, Plantas medicinais, Cura pela Natureza