Paciente toca violão durante cirurgia no cérebro
O indiano Abhishek Prasad, de 37 anos, sofria há alguns anos com dolorosos espasmos musculares nas mãos e, para tratar o problema, ele passou por uma cirurgia no cérebro na semana passada, num hospital em Bengaluru. O inusitado é que o paciente precisou tocar violão durante a operação.
O médico me disse: "Você precisa tocar o instrumento na sala de operação. Eu preciso de respostas contínuas de como você está se sentindo" — contou Prasad, em entrevista à Reuters.
Prasad trabalhava na indústria de tecnologia, mas deixou o emprego há 5 anos para se dedicar à música. Só que ele sofria de distonia, doença caracterizada por espasmos musculares involuntários. No caso de Prasad, esses espasmos aconteciam em três dedos da mão esquerda.
Por isso, ele precisou ficar as sete horas da cirurgia totalmente acordado, tocando violão para ajudar os médicos a identificar as áreas problemáticas em seu cérebro. Em entrevista à BBC, Prasad contou que lembra de todos os detalhes da cirurgia desde o início, quando os médicos colocaram uma armação com quatro parafusos em sua cabeça para realizar uma ressonância magnética.
Ele disse ter sentido como se “um gerador estivesse ligado durante a operação”, mas não teve dor. O médico, Sharan Srinivasan, explicou que o “paciente não sente dor por que a operação foi feita sob anestesia local”. Um buraco de 14 milímetros foi aberto no crânio do paciente para inserção de eletrodos em “áreas entre 8 e 9 centímetros dentro do cérebro”.
"Ele estava totalmente acordado durante todo o procedimento, e o resultado foi visto na mesa de operação porque seus dedos começaram a se mover normalmente no violão”, disse o médico.
ASSUNTOS: cirurgia no cérebro, paciente, violão, Bizarro