Pesquisa mostra que internet supera jornal e rádio e já é o segundo veiculo mais consultado no Brasil
Um trabalho do Ibope, chamado de "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013", contratado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) aponta que a Internet passou o rádio e se consolidou como o segundo veiculo mais consultado pelos brasileiros que procuram informação. Houve entrevistas em 17 estados.
Na faixa de 16 a 25 anos, depois da TV aberta, há um predomínio da internet. 25% das pessoas consultadas a consideram como primeira opção de uso, contra 4% do rádio e zero porcento de jornais impressos e revistas.
Até a faixa de 55 anos, a Internet supera o rádio e até a faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. É superada levemente pelos jornais impressos na faixa de mais de 65 anos - mas apenas 2% dos leitores dessa idade privilegiam os jornais.
Enquanto 85% do público com mais de 65 anos trata a televisão como primeira opção, para a faixa dos 16 aos 25 anos esse percentual cai para 70%.
Para a faixa até um salário mínimo, a primeira opção é a TV aberta, com 83%; a segunda é o rádio, com 10%; a terceira, a internet, com 5%; jornais e revistas impressos tem menos de 1%.
Quando se salta para o outro extremo, de renda superior a 5 SM, a TV cai para 65%, a internet sobe para 25%, o rádio cai para 6%, jornais impressos para 3% e revista impressa continua abaixo de 1%.
Na frequência de uso, a internet também supera o rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias da semana, contra 19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e 1% dos que lêem revista.
Na média de uso por dia, a Internet é campeão. A Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana, 3:44 horas durante a semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25 durante a semana. (Fonte http://jornalggn.com.br/luisnassif/)
ASSUNTOS: Coluna 1, internet, jornal, rádio tv aberta, Tecnologia