Rei da Tailândia faz rara aparição pública no aniversário de sua coroação
afp.com / Nicolas Asfouri
Hua Hin (Tailandia) (AFP) - O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, fez nesta segunda-feira uma de suas raras aparições públicas, por ocasião do 64º aniversário de sua coroação, e foi aclamado por milhares de compatriotas.
A aparição do monarca, de 86 anos, na cidade costeira de Hua Hin, onde o rei mora desde que recebeu alta do hospital ano passado, acontece em um momento de crise política, que abala a Tailândia há seis meses.
Os tailandeses acompanham com atenção os discursos do monarca há mais tempo em exercício, no poder desde 1946 mas coroado em 1950, especialmente em tempos de crise, mas o soberano não disse nada.
Enquanto milhares de tailandeses vestidos de amarelo, cor da monarquia, gritavam "viva o rei" nas ruas, as autoridades militares e políticas, incluindo a primeira-ministra Yingluck Shinawatra, assistiam a uma cerimônia oficial na presença da família real.
A primeira-ministra enfrenta desde o fim do ano passado um movimento de protesto que pede sua renúncia, por considerá-la a marionete do irmão Thaksin Shinawatra, ex-chefe de Governo derrubado por um golpe de Estado em 2006.
Dois processos judiciais distintos contra Yingluck podem resultar na destituição da primeira-ministra.
ASSUNTOS: Coluna 2, coroação, rei, Tailândia, Mundo