Como aproveitar as ceias de fim de ano sem exagerar?
Durante as festas de fim de ano, é difícil resistir a tantas gostosuras e guloseimas que frequentemente fazem parte do cardápio das confraternizações. Nessa época as pessoas costumam sair da linha e é comum que exagerem um pouco e acabem colocado toda a dieta do ano em jogo. Por isso, fomos conversar com Geysiane Carvalho, nutricionista da Hapvida Saúde que nos deu algumas dicas de como aproveitar as ceias sem culpa.
Segundo a nutricionista, a regra número um para se alimentar bem durante as festas é fugir dos produtos industrializados. E um deles em especial, embora pareça inocente pode ser uma bomba calórica como destaca a especialista:
“Os panetones, são muito calóricos. Cada fatia de panetone tem cerca de 300 kcal. Até mesmo a versão “light” é perigosa, pois tem 200 kcal por fatia, em média. Se o panetone tiver recheio e outras guloseimas, como chocolate, por exemplo, mais calórico ainda ele é. Então, se a vontade de comer o panetone for bem forte, então a dica é fazer isso esporadicamente, o problema é que muita gente come no café da manhã, come como sobremesa depois do almoço e depois, à noite, de novo. Os bolos também devem ser consumidos com moderação”.
Outro alimento perigoso é o salgadinho, isso porque, além de toda a gordura que já tem na composição e nos ingredientes, ele ainda é preparado com óleo durante a fritura, o que é ainda mais prejudicial à saúde. O consumo de óleo é um perigo porque, com o tempo, enche as artérias, bloqueia a passagem do sangue e pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, dê preferência aos salgadinhos assados, eles são mais leves e até mais saborosos.
Outra dica da nutricionista do Hapvida, é optar por uma ceia mais natural, aquelas feitas com frutas típicas de fim de ano:
“A uva, o pêssego, ameixa, figos e castanhas são ótimas opções. Essas frutas de época são ricas em fibra alimentar, compostos bioativos, antioxidantes, vitaminas e minerais. O consumo desses alimentos é importante e contribui para a saúde e o controle do peso. Com moderação, o consumo de é relacionado à redução das concentrações de triglicerídeos, colesterol ruim”.
Para que é adepto do esporte, é muito importante não se desleixar em virtude das comemorações. Se entregar a falta de tempo e ao exagero nas ceias pode tornar o organismo mais preguiçoso e lento, levando ao fácil acúmulo de gorduras localizadas.
ASSUNTOS: comida, festas, fim de ano, Saúde e Bem-estar