Nutricionista dá dicas para aproveitar os pratos típicos das festas juninas sem culpa
A programação de festas juninas já iniciou e por toda a cidade tem arraial, com as mais deliciosas comidas típicas da época, como bolo de milho, canjica, mingau, maçã do amor e tacacá. A lista é longa e o que preocupa muita gente são os quilinhos a mais que podem surgir com tantas opções de pratos. A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Estácio, Rita Machado, assegura que é possível aproveitar os quitutes, sem culpa.
Segundo ela, não é preciso se privar de comer as comidas típicas das festas juninas, para não sair do peso. Ela explica que o ideal é comer moderadamente, em pequenas proporções. Outra dica é substituir alguns ingredientes na preparação dos pratos, por outros menos calóricos. “Não é necessário mudar o cardápio, apenas deixá-lo mais saudável. Isso não significa que as substituições não serão calóricas, mas, com certeza, farão diferença no final das contas”, ressaltou.
No bolo de milho, por exemplo, é possível substituir a farinha de trigo tradicional pela integral, que possui fibras, que proporcionam saciedade e regulam o trânsito intestinal. O açúcar cristal deve ser trocado pelo demerara, que tem maior valor nutricional.
A paçoca, que também é bastante tradicional nessa época do ano, é outro prato que pode ter alguns ingredientes substituídos. O leite usado na receita pode ser desnatado, porque contém menos gordura. O mingau de munguzá também pode ser preparado com esse tipo de leite e o açúcar mascavo, além do leite de coco light.
Também é importante evitar os produtos industrializados e, também, os pratos mais gordurosos, como bolo de chocolate e cachorro quente.
Abaixo as receitas de dois pratos típicos peparados de forma mais saudável:
Bolo de milho
Ingredientes:
6 unidades de espiga de milho debulhadas
10 colheres de sopa de açúcar demerara
1 xícara de chá de farinha integral
4 unidades de clara de ovo
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1/3 copo americano de leite de vaca desnatado
½ colher de chá de fermento.
Modo de Preparo:
Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha, misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos. Cada porção (fatia média) possui aproximadamente 80 calorias.
Paçoca
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de amendoim torrado e sem pele
½ xícara (chá) de leite em pó
3 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo
5 colheres (sopa) de leite desnatado (75 ml)
Modo de preparo:
Bata o amendoim junto com o leite em pó e o açúcar no processador, até obter uma farofa fina. Passe para uma tigela e acrescente o leite aos poucos, misturando com uma colher, até obter uma massa úmida (se atingir esse ponto antes que o leite acabe, não é necessário acrescentar o resto). Forre uma vasilha retangular pequena com papel filme e despeje a massa. Pressione-a sobre o refratário com as costas de uma colher, até ficar bem compacta. Cubra com mais papel filme e espere cerca de 1 hora antes de cortar. Retire o filme plástico e corte a massa em quadradinhos. Rende 30 unidades, com 50 calorias cada unidade.
ASSUNTOS: comidas típicas, festas juninas, saúde, Saúde e Bem-estar