Ipem-AM fiscaliza artigos escolares na operação “Volta às Aulas”
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão do governo estadual, realiza até a quinta-feira, 21 de janeiro, a operação especial “Volta às Aulas” para verificar se os produtos relacionados a atividades escolares comercializados em Manaus atendem aos requisitos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia (Inmetro). A ação iniciou no último dia 12.
Devido à grande oferta destes produtos nesse período de início de ano, o órgão intensifica a fiscalização em diversos estabelecimentos realizando pré-exames, “in loco”, para verificar se a quantidade e peso indicados nas embalagens dos produtos correspondem ao declarado. Também é verificado o selo do Inmetro e as informações obrigatórias que garantem a confiabilidade desses produtos, uma vez que passaram por todos os testes de qualidade e segurança.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, essa ação é realizada durante todo o ano, mas devido o início do ano letivo com a volta às aulas existe um aumento significativo na oferta desses produtos.
Durante a operação, se forem constatados indícios de irregularidades, serão coletadas amostras de material escolar e levadas para análise no laboratório do setor de Pré-Medidos do Ipem-AM.
Irregularidades - As empresas autuadas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa escrita junto ao Ipem-AM, e as multas variam de R$1.800 a R$ 1,5 milhão.
Para denúncias e mais informações e esclarecimentos, o consumidor pode consultar a Ouvidoria do Ipem-AM, pelo telefone 08000 092 2020 ou e-mail: [email protected]. Confira os itens da lista de material escolar verificados pelo Ipem-AM:
Borrachas;
Canetas esferográficas e rollers, com corpo e carga manufaturados em resinas plásticas
(polímeros), conforme definido no item 4.5 deste RAC;
Canetas hidrográficas (hidrocor);
Colas (liquidas ou solidas);
Compassos
Corretores (adesivos ou em tinta);
Curvas francesas;
Esquadros;
Estojos que apresentem motivos ou personagens infantis;
Giz de cera, exceto giz para quadro-negro;
Lápis (preto ou de cor), exceto aqueles claramente definidos pelo fabricante na embalagem expositora como de uso artístico ou profissional;
Lapiseiras, exceto aquelas com grafite com diâmetro superior a 1.6 mm;
Marcadores de texto;
Massas de modelar, exceto aquelas associadas a brinquedos ou claramente definidas pelo fabricante na embalagem do produto como de uso artístico ou profissional;
Massas plásticas, exceto argilas de modelar ou aquelas claramente definidas pelo fabricante na embalagem do produto como de uso artístico ou profissional;
Merendeiras e seus acessórios (porta-sanduiche, garrafa térmica, dentre outros, desde que vendidos junto à merendeira);
Normógrafos;
Pastas com aba elástica, confeccionadas em plástico ou papel cartão;
Réguas;
Tesouras de ponta redonda;
Tintas (guache, nanquim, plástica, aquarela, pintura a dedo), exceto aquelas claramente definidas pelo fabricante na embalagem do produto como de uso artístico ou profissional;
Transferidores.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: conformidade, Inmetro, ipem-am, livraria, material escolar, preço, volta às aulas, Amazonas