Vasco tenta não repetir os erros da Libertadores na altitude de Quito
![Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-851387-imagem-foto-1amazonas.jpg)
A campanha do Vasco na Copa Sul-Americana começa em Quito, bem acima do nível do mar. Na partida de ida do confronto com a LDU, nesta quarta-feira, às 19h30m de Brasília, o time não quer repetir os erros que cometeu este ano, quando jogou na altitude pela Libertadores.
O duelo será no estádio Casa Blanca, a mais de 2,7 mil metros. A última vez em que o Vasco jogou tão acima do nível do mar foi contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, pela pré-Libertadores, e as lembranças não são boas. Derrotado por 4 a 0, só conseguiu a classificação para a fase de grupos nos pênaltis.
Mas muita coisa mudou no Vasco desde então. Zé Ricardo saiu do comando, e Jorginho assumiu a equipe. Desde a parada para a Copa do Mundo, o time ainda não perdeu. Foram duas vitórias (contra Grêmio e Bahia) e um empate com o Fluminense, todos em São Januário. Do time que jogou, quatro já nem fazem parte do elenco: Paulão, Wellington, Paulinho e Riascos.
O maior pesadelo do Vasco naquela partida foi a bola aérea. Em menos de 18 minutos, os bolivianos marcaram três vezes com cruzamentos na área vascaína. Um detalhe para o qual Jorginho está atento:
— (Preocupa) a questão do chute a gol. Cansaço, eu nunca senti como jogador — disse o técnico ao Sportv.
HENRÍQUEZ ESTREIA
Depois de disputar três jogos em uma semana, o Vasco decidiu poupar alguns jogadores. Na defesa, o zagueiro Breno, que teve grande atuação contra o Grêmio, deve dar lugar a Oswaldo Henríquez, que fará sua estreia pelo time. Também poupados, o volante Desábato, e o lateral-meia Yago Pikachu nem viajaram para Quito, assim como o lateral Ramon, lesionado.
Equipe de maior destaque internacional do Equador nos últimos anos, a LDU tem em sua sede os troféus da Libertadores (2008) e da Sul-Americana (2009), ambos ganhos em finais contra o Fluminense. Neste ano, o time vem bem no campeonato nacional: na primeira fase, foram 14 vitórias em 22 jogos e a liderança. Durante a Copa, no entanto, uma mudança balançou o time. O atacante Hernán Barcos, artilheiro e capitão, deixou a LDU para defender o Cruzeiro. Desde seu último jogo, a equipe ainda não venceu. Foram duas derrotas e um empate.
Alguns jogadores são conhecidos dos brasileiros, como o zagueiro e Guerra e o volante Jefferson Orejuela. Vice-campeão da Libertadores com o Independiente Del Valle, ele defendeu o Fluminense em 2017 e foi emprestado ao antigo rival. A seu lado joga o meia Edison Vega, um dos queridinhos da torcida.
FICHA DO JOGO
LDU: Gabbarini, Quintero, Guerra, Salaberry e Chalá; A. Julio, J. Julio, Guerrero, Orejuela e Vega; Anangonó.
Vasco: Martín Silva, Luiz Gustavo, Ricardo Graça, Henríquez e Henrique; Andrey, Raul, Wagner e Giovanni Augusto; Thiago Galhardo e Andrés Ríos.
Juiz: Juan Soto (Venezuela).
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado (Quito, Equador).
Horário: 19h30m.
Transmissão: Sportv.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Copa Sul-Americana, ldu, Vasco, Esportes