China isola meio milhão de pessoas após novo surto de coronavírus no país
Uma provável segunda onda de coronavírus fez a China isolar quase meio de milhão de pessoas no cantão de Anxin, localizado na província de Hebei, distante cercada 60 km de Pequim. A informação foi anunciada pelo governo local nesse domingo (28).
O país, que praticamente havia zerado os casos, registrou em pouco mais de duas semanas 311 novos casos da Covid-19.
Diante do novo surto, as autoridades fecharam escolas e pedem que moradores não saiam da cidade. Um protocolo de testes urgente foi iniciado em massa e os resultados estão sendo analisados.
Como foco da doença partiu de um mercado em Xifandi que abastece Pequim e arredores com produtos frescos (carnes e peixes), feirantes, donos de restaurantes, entregadores, moradores das imediações e pessoas que estiveram no mercado são o principal alvo da testagem.
A situação foi descrita pelo Ministério da Saúde como “séria e complexa”, por isso, houve isolamento total e apenas uma pessoa de casa família pode deixar a casa uma vez por dia para comprar alimentos e remédios. As demais deve permanecer em confinamento e evitar contato externo.
O governo chinês também informou que o vírus voltou a circular pelo país por conta de carne bovina e de cordeiro contaminadas e por isso, está fazendo um esforço conjunto para contornar a situação e assegurar novamente a saúde da população.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus China, isolados China, meio milhão isolados, Pequim, segunda onda coronavírus, surto coronavírus, Coronavírus, Mundo