Descubra quais os prejuízos do estresse para o corpo
A aflição é um sentimento de inquietude ou de preocupação extrema com uma situação ou problema. Com a preocupação excessiva, o seu corpo e mente se esgotam já que você foca constantemente em o que pode acontecer. Nesse processo você pode sofrer com ansiedade elevada e até mesmo pânico, durante as horas em que estiver acordado. Muitas pessoas que sofrem de preocupação crônica contam que apresentam um sentimento ou sensação de tragédia eminente ou medos não realistas que somente aumentam suas preocupações. Ultra sensíveis ao seus ambientes e à crítica de outras pessoas, aquelas que se preocupam excessivamente podem ver qualquer coisa ou pessoa como uma potencial ameaça.
A preocupação crônica pode afetar tanto a vida diária que pode interferir no apetite, hábitos de estilo de vida, relacionamentos, sono e performance no trabalho. Muitas pessoas que se preocupam excessivamente são também movidas a ansiedade e, isso pode fazer com que elas procurem alívio em hábitos de vida não saudáveis como comer demais, fumar ou consumir álcool e drogas. Esse quadro e o estresse emocional causam vários problemas para a saúde. O problema ocorre quando o sistema de luta e fuga do corpo é ativado pela ansiedade ou preocupações elevadas.
Essa resposta faz com que o sistema nervoso simpático libere hormônios do estresse como o cortisol. Esses hormônios podem aumentar os níveis de açúcar no sangue e triglicerídeos que podem ser usados pelo corpo como combustível. Quando o combustível excessivo no sangue não é usado para as atividades físicas, a ansiedade crônica e os hormônios do estresse podem provocar consequências sérias na saúde como a supressão do sistema imune, desordens digestivas, tensão muscular, perda de memória de curto prazo, doença coronária precoce e infarto. Se a preocupação excessiva e a ansiedade elevada não forem tratadas, isso pode gerar uma depressão e até pensamentos suicidas.
ASSUNTOS: corpo, danos, stress, Saúde e Bem-estar