Chá de 'Jarrinha' pode ajudar na cura de infecções urinárias
O caule, rizoma, raízes e as folhas da Jarrinha têm indicações para infecções da vias urinárias, afecções nervosas, amenorréia, asma, ataques nervosos, cicatrização de feridas, convulsão histérica, convulsões epilépticas, diarreia rebeldes, dispepsia, dormência e ingurgitamentos dos testículos.
Conhecida também como 'Pau de Peru' , planta pode ser usada ainda contra enxaquecas, para estimular a menstruação, combater febres intermitentes, flebites varicosa, flatulência, gangrenas, gota, hemorroida, hidropsia, histerias, neurastenia, nevralgias, orquites crônicas, paralisia, picada de cobra, picada de inseto, prostatite, reumatismo, sedativo nas histerias, úlceras, varizes.
Os caules fatiados em pedaços pequenos, bem como as folhas, devem ser secos ao sol. Armazenar em sacos de papel. As raízes são preparadas em pó usadas na dose de 0,50-1 g para adulto, três vezes ao dia. A infusão de 6-8 grs para 300 ml de água fervendo é empregada aos cálices ou as colheres.
O vinho é preparado macerando-se 30-60 g de raiz em pó com 1 litro de vinho branco ou com 50 g de extrato fluído para 950 ml de vinho, usado na dose de 4-6 cálices por dia.
Veja também
ASSUNTOS: infecções urinárias, Jarrinha, Plantas medicinais, Cura pela Natureza