Com ação anti-inflamatória, planta medicinal ajuda aliviar dores musculares
O alcaçuz é onificante e anti-inflamatória, esta erva muito versátil é adicionada a outras para auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, bronquites e tosses catarrais, rouquidão, feridas e furúnculos. Mas como tônico, é avaliado como muito eficiente na recuperar de doenças e de esgotamento crônico.
Ainda sobre as glândulas suprarrenais e pela ação calmante e cicatrizante , tem bons resultados sobre o aparelho gastrointestinal, sobre inflamações ou úlceras. A infusão da planta tomada à noite alivia o refluxo gastro esofágico.
Sua ação anti-inflamatória ajuda a aliviar rigidez, calor e dor nos músculos e articulações e o desconforto com problemas como artrite reumatoide polimialgia reumática.
Sozinho ou combinado com outras ervas, o alcaçuz pode ser usado em gargarejo para tratar língua dorida, aftas na boca, na garganta e laringite. Ingerida, o preparo desse planta acalma irritações e inflamações das vias aéreas, tais como a infecção brônquica, ajudando a aliviar a tosse e a estimular a eliminação do muco.
Usa-se três gramas (1 ½ colher de sopa) da raiz seca do alcaçuz, cortada em pedaços pequenos. Esquenta-se água para 1 xícara de chá. Desliga-se o fogo antes de atingir a fervura. Deixa-se a raiz na água durante 15 minutos e bebe-se antes das refeições.
Veja também
ASSUNTOS: cura pela natureza, dores musculares, Plantas medicinais, Cura pela Natureza