Espinheira-santa pode auxiliar no tratamento contra gastrite
A lista de indicações da Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) é grande quanto se trata de ações contra úlceras e tumores do aparelho digestivo. Desde a gastrite até tumores, esta planta tem propriedades terapêuticas cujo uso vem sendo consolidado entre as populações.
Com efeito antisséptico, antiespasmódico, diurético (acaba com a retenção de líquidos, o que ajuda a emagrecer), a Espinheira-santa é também antiasmática, laxante, ajuda a combater o vício do álcool e as enfermidades do fígado. .
Após inúmeros estudos comprovando seus benefícios à saúde, a Espinheira-santa passou a ser manipulada pela indústria farmacêutica na formulação de medicamentos.
A árvore é pequeno porte, chegando aos cinco metros de altura, ramificada e produz pequenos frutos vermelhos. São utilizadas as folhas, as cascas e as raízes da espinheira-santa no preparo de chás medicinais, infusões que tanto podem ser usadas interna quanto externamente, para tratamentos cicatrizantes de pele.
Devem evitá-la as mulheres que amamentam, pois ela reduz a produção de leite nas lactantes, assim como as grávidas, pois ela pode provocar contrações uterinas e até mesmo aborto.
Veja também
ASSUNTOS: cura pela natureza, ervas amazônicas, ervas medicinais, espinheira-santa, plantas da Amazônia, Cura pela Natureza