Estudos comprovam efeitos do Trevo-roxo
Estudos realizados no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) vêm buscando comprovar as propriedades terapêuticas indicadas pelo uso popular do Trevo-roxo, que são de antiespasmódica, antifúngica, febrífuga, antioxidante, anticâncer, anti-HIV, antibactericida, antiviral, anti-inflamatória e anticonvulsiva.
Os resultados obtidos até o momento conferem base científica preliminar quanto à segurança e ao efeito analgésico e anti-inflamatório da droga vegetal.
Isso significa um indicativo de que tal espécie é promissora e expressamente recomendada para maiores estudos farmacológicos in vitro e in vivo.
O extrato aquoso das folhas da planta denominada Trevo-roxo vem sendo utilizada por comunidades ribeirinhas do Amazonas no tratamento de otites por via tópica utilizando-se o extrato bruto obtido por maceração.
Esse mesmo extrato obtido por infusão e administrado por via oral é utilizado no tratamento de febre, diarreia e pressão alta, com uso do extrato aquoso obtido por infusão, administrado por via oral.
Veja também
ASSUNTOS: Plantas medicinais, Trevo-roxo, Cura pela Natureza