Melão-de-São-Caetano: baixa caloria e rico em nutrientes
Grande fonte de vitaminas B1, B2, B3 e, C, magnésio, ácido fólico, zinco, manganês, fósforo, e rico em fibra dietética, o Melão- de-São-Caetano tem elevado teor em ferro, contém o dobro do beta-caroteno do Brócolis, duas vezes mais cálcio do que o Espinafre, e duas vezes mais o potássio do que uma Banana.
Existem duas variedades do vegetal, o Melão-de-São-Caetano e o melão amargo. Um cresce a altura de 20 cm de comprimento, tem a cor verde e é longo e estreito, o outro é a variedade menor, menos de 10 cm de comprimento, de forma oval e tem uma cor verde mais escura.
O melão amargo é o que contém um único fito-constituinte cujo efeito hipoglicemiante é chamado charantin, que ajuda na redução da pressão arterial, glicemia e temperatura do corpo. Existe também um outro composto semelhante à insulina conhecido como polipéptido que vem sendo sugeridos como substituição de insulina, para alguns pacientes diabéticos. Suas folhas e talos são usadas para chás, enquanto o fruto é consumido cozido.
Veja também
ASSUNTOS: ervas medicinais, melão, plantas amazônicas, Cura pela Natureza