Planta pode auxiliar no tratamento de distúrbios nervosos
Muito semelhante ao Jasmim Amarelo o jasmim carolina é amplamente utilizado na homeopatia para o tratamento de distúrbios nervosos, mais atenção por ser uma planta tóxica , somente deve ser consumido sob a orientação de profissional qualificado.
Descrição: Planta da família das Gelsemiaceae, também conhecida como Falso-jasmim, jasmim-amarelo-da-carolina, jasmim-carolina, gelsemino.
É uma planta tóxica e perene, sempre verde, com o caule delgado, podendo crescer acima de 6 metros de altura. As folhas são opostas, lanceoladas a oval lanceoladas, verde escura na parte superior e mais pálida na parte inferior. A flor é amarela e fortemente perfumada, cimeiras axilares ou terminais. Apesar de também ser conhecido por Jasmim Amarelo, o Gelsemium de modo algum pode ser relacionado com qualquer espécie de jasmim europeu.
Origem: América Central e Estados Unidos, o Jasmim Amarelo foi utilizado pelos primeiros colonizadores para tratar as nevralgias
Parte utilizada: Rizomas e Raízes na homeopatia.
Princípios Ativos: alcalóides Indólicos: gelsemina, gelsemina, gelsidina, gelsevirina e sempervirens; Hidroxicumarinas: escopoletina (ácido gelsêmio).
Indicações: Devido a sua ação sobre o sistema nervoso, a droga feita na homeopatia é usada para o tratamento da neuralgia, dores de cabeça, desordens gástricas, sensação de plenitude e azia.
Foram descritos também 0os seguintes efeitos resultantes do usa da tintura e do extrato fluido de Gelsêmio, vasodilator; broncodilatador; diminuição do tônus do nervo vago, resultando diminuição da frequência cardíaca; paralisia do sistema nervoso central, primeiramente da percepção motora e posteriormente sensorial.
Seus efeitos são semelhantes aos causados pelo curare com relação aos nervos voluntários; efeito semelhante ao proporcionado pela atropina no sistema nervoso; aumento da irritabilidade reflexa; inibição da absorção da dopamina, noradrenalina e serotonina em preparações sináptico-somáticas em cérebros de ratos e em cães
Veja também
ASSUNTOS: distúrbios nervosos, Jasmim Amarelo, Plantas medicinais, Cura pela Natureza