Planta pode auxiliar nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia
Indicada para os tratamentos de cálculos renais, úlcera gástrica e duodenal, verminoses e auxiliar nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, a Zedoária tem entre as inúmeras propriedades medicinais.
Combate o colesterol, melhora a circulação sanguínea, tem ação contra distúrbios hepáticos, hepatite, infecções urinárias, cólicas, vômitos, tosses e distúrbios menstruais.
Ela ainda diminui a secreção de ácido clorídrico pelo estômago enquanto aumenta a produção de bile, o que facilita a sua liberação pela vesícula biliar. Tem ação bactericida, fungicida e até viricida, principalmente em uso tópico.
O uso da planta fresca combate patologias da boca, como gengivites e periodontites causadas pela placa bacteriana, além de aftas e herpes. É um ótimo medicamento para o mau hálito.
Em infusão ou decocção, usa-se de 50 a 200ml por dia. A tintura usa-se de 2 a 25 ml por dia ou uma colher das de sopa do pó em 100ml de álcool de cereais a 70 graus e 50 ml de água.
Para quem faz quimioterapia ou radioterapia, usa-se um grama de pó por dose, duas a três vezes ao dia ou uma colher das de sobremesa do pó diluído em água ou suco, antes das principais refeições.
Veja também
ASSUNTOS: Plantas medicinais, quimioterapia, Zedoária, Cura pela Natureza