Pupunha previne o envelhecimento precoce; conheça mais benefícios
A pupunha é um fruto amazônico muito apreciado e sem dúvida um dos que mais trazem benefícios a saúde, por conter elementos essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o ferro, manganês, cobre, zinco, cálcio, potássio e fósforo, além de suas proteínas e fibras. O site Tudo Ela listou os benefícios do consumo da pupunha na alimentação diária.
Previne doenças degenerativas
Este, talvez, seja um dos principais efeitos positivos da pupunha no nosso organismo. Como dissemos nos parágrafos anteriores, o fruto possui cores bem vivas, que variam entre o verde, amarelo e vermelho. Mas engana-se quem pensa que se trata apenas de uma coloração!
As suas cores se devem à alta concentração de carotenoides, substâncias tidas como excelentes fontes de antioxidantes, que estão diretamente ligadas à prevenção de doenças degenerativas.
Além disso, essas mesmas substâncias são essenciais para realizar a síntese de vitamina A, sendo por isso também de pró-vitamina A, o que faz da pupunha uma das mais ricas dentro da biodiversidade brasileira.
Combate o envelhecimento precoce
Como você já sabe até aqui, a pupunha é rica em propriedades antioxidantes, que são ideais para combater o envelhecimento precoce das células e, portanto, deixar a pele mais jovem e firme.
Da mesma forma que ela previne as doenças degenerativas por conta da presença dos carotenoides, que facilitam a síntese de vitamina A no organismo, para quem não sabe, essa vitamina também é essencial por sua ação anti-envelhecimento.
Portanto, ao inserir a pupunha na sua alimentação diária, é possível manter uma pele mais saudável, jovem, firme e bonita por muito mais tempo.
Melhora a digestão
Por ser rica em fibras alimentares e pobre em gorduras, da mesma forma que os demais vegetais encontrados na nossa cadeia alimentar, a pupunha também pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo constipações e distúrbios estomacais, por exemplo.
Faz bem para os olhos
Ainda por causa da presença da vitamina A em sua composição, a pupunha também ajuda a melhorar a visão e a saúde dos olhos em geral, prevenindo doenças como catarata e a doença degenerativa macular, muito comuns em idosos.
Fortalece o sistema imunológico
A vitamina A presente na pupunha favorece de igual forma o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra os mais variados tipos de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos, como é o caso de gripes e resfriados.
Auxilia no desenvolvimento ósseo
Os nossos ossos também são grandes beneficiados da vitamina A presente na pupunha. Ao consumir o alimento regularmente, é possível deixá-los mais fortes e resistentes à fraturas, além de prevenir a temida osteoporose.
Veja também
ASSUNTOS: cura na natureza, Pupunha, Cura pela Natureza