Quiabo oferece vitaminas, fibras e sais minerais
Que tal conseguir vitaminas A, B, C, fibras e diferentes sais minerais em um só alimento? A solução pode estar no quiabo. Afinal, é um fruto nutritivo que pode ser usado para alcançar uma dieta saudável e balanceada. Seja cozido ou refogado, preparado como guarnição de uma refeição ou como parte do prato principal, ele tem muitos benefícios para oferecer ao corpo.
Nele, há grande quantidade de vitamina C, que garante a imunidade necessária para levar uma vida cheia de compromissos diários. No entanto, os nutrientes do quiabo podem ser perdidos durante o cozimento. Por isso, consumi-lo cru em saladas é a melhor opção.
Consumo
Mas, se você não gosta muito da ideia de comer o quiabo cru, fique tranquilo. Mesmo cozido, segue altamente nutritivo. É rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão. Também abundante em vitaminas do complexo B, principalmente B1 e B2, que são fundamentais para o processo de crescimento do corpo.
Ainda possui diferentes minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre, fundamentais para formação dos ossos e dos dentes, além de ser ótimo para o sistema sanguíneo.
Pedra no caminho
Entretanto, cabe um alerta: o quiabo tem altos níveis de oxalato, uma substância que facilita a formação de pedras no rim e na vesícula. Por isso, o recomendado é o consumo de meia xícara por dia.
De qualquer forma, existem pessoas que evitam comer quiabo, principalmente quando refogado, devido à "baba" que ele produz.
Dica
Para conservar os quiabos por mais tempo após serem comprados, recomenda-se guardá-los em sacos plásticos e colocá-los na parte inferior da geladeira. Assim, o alimento pode ser consumido em até uma semana.
Durante o preparo, é importante lavá-lo devidamente, para eliminar sujeiras e possíveis parasitas impregnados na casca. Para as pessoas que desejam remover a “baba” característica, uma dica é fritar os quiabos e pingar algumas gotinhas de limão.
Veja também
ASSUNTOS: cura na natureza, quiabo, saúde e bem estar, Cura pela Natureza