Usada na fabricação de cerveja, planta é indicada para quem sofre de insônia
![Foto: Reprodução](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-754963-imagem-foto-amazonas.jpg)
Conhecida como Lúpulo, de sabor amargo usada junto com o malte para fazer cerveja, é um sedativo forte e, por isso, ingrediente comum em muitos soníferos de venda livre na medicina tradicional.
Detém propriedades de anafrodisíaco (afrodisíaco natural), sedativo, antibacteriano, antisséptico, diurético, febrífugo, fitoestrogênio, emenagogo (aumenta o fluxo menstrual), galactagogo (favorece a lactação), laxante, calmante, relaxante muscular, anti-espasmódico e sonífero.
Utiliza-se as flores (inflorescências) e o lupulino (pó amarelo que recobre as flores) e as indicações são para quem tem problemas com insônia.
Para um sono tranquilo, pode-se reuniro lúpulo com outros sedativos, como a passiflora (Passiflora incarnata). Com ação estrogênica, o lúpulo pode ser útil em pequenas doses para os suores noturnos da menopausa.
Contra digestão lenta e cólon irritável, recomenda-se umas gotas de tintura de lúpulo antes das refeições para estimular o apetite, que pode ser consumida como camomila.
Veja também
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: insônia, Lúpulo, Plantas medicinais, Cura pela Natureza