Suspeito de vender falsos cursos de mestrado e doutorado é preso em Manaus
Manaus/AM - Márcio Fabrício da Silva, 46. Foi preso nessa quarta-feira (12), na rua 5, bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste. Segundo a polícia, ele é integrante de uma organização criminosa que ofertava cursos de mestrado e doutorado sem validade perante o Ministério de Educação (MEC).
Ele foi detido quando se apresentou à polícia na sede da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd). O delegado Aldeney Goes explica que o cumprimento do mandado é resultado da ação deflagrada, na última semana, em conjunto com as PCs do Maranhão e Paraná, onde Márcio e outras duas pessoas também aplicavam os golpes.
Entenda o caso
Na última quinta-feira (6), Jacobe Almeida Barbosa, 39, e Katarina Souza Corrêa, 39, representantes do Instituto Qualifique e Consultoria (ICQ), foram presos pelo crime de estelionato. Em Manaus, o instituto era representado por Márcio Fabrício da Silva.
Conforme o delegado, o lançamento dos cursos ocorreu em 2014, e a comercialização levava as vítimas a adquirem vagas que custaram, ao longo dos anos, mais de R$ 24 mil por aluno. Somente em 2019, no final dos cursos, foi que as vítimas suspeitaram que os mesmos não eram válidos.
A autoridade policial afirmou, também, que a investigação teve início após várias vítimas terem procurado a Especializada, desde fevereiro deste ano, para registrar Boletim de Ocorrência (BO).
Os cursos eram apresentados como de pós-graduação Stricto Sensu, ou seja, mestrado e doutorado. Porém, os mesmos seriam de pós-graduação Lato Sensu, especializações ou sem valor acadêmico, de acordo com nota técnica do Ministério da Educação (MEC).
ASSUNTOS: curso falso, doutorado, Manaus, mestrado, preso venda de cursos falsos, Policial