Fieam abre inscrições para o curso de Normas Internacionais de alimentos
Manaus/Am - Empresários do setor de alimentos e bebidas terão mais uma oportunidade de entrar no mercado internacional por meio de capacitação que será oferecida pelo CentroInternacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM). É o curso “Implantação de Normas Nacionais e Internacionais de Alimentos”, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), que acontecerá no próximo dia 27 de abril.
As inscrições estão abertas a todo o público. O curso acontece no horário de 8h30 às 17h30 na sede da Fieam, no 1° andar, no Centro de Treinamento do Departamento de Assistência a Média e Pequena Indústria (DAMPI), localizado na Avenida Joaquin Nabuco, 1919, Centro de Manaus.
A iniciativa faz parte das ações do Projeto Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (INSERI), e tem o objetivo de sensibilizar os profissionais da indústria do setor alvo para maior conhecimento nos aspectos de qualidade e segurança, visando a inserção competitiva de pequenos negócios no comércio exterior.
Para o gerente do CIN-AM, Marcelo Lima, a realização de mais um curso que tem a finalidade de proporcionar conhecimento ao empresariado amazonense é a demonstração de que o CIN tem incessantemente buscado meios para internacionalização dos negócios do estado.
“O curso sobre a implantação das normas nacionais e internacionais para alimentos é novo e, portanto, mais uma oportunidade para a abertura de novos horizontes, além de ser uma necessidade para os empresários amazonenses, já que é uma atualização imposta pela globalização do comércio internacional”, explicou o gerente.
Sobre o curso
Os empresários inscritos receberão orientações e esclarecimentos da engenheira de alimentos graduada pela Universidade de Santa Catarina (UFSC), Dra. Katherine H.O.de Matos, mestra e doutora em Engenharia de Alimentos pela mesma universidade.
Katherine realizou estágio de doutorado na Massey University, na Nova Zelândia, é Lead Assessor na ISSO 22000:2005, consultora, auditora e multiplicadora do Programa de Alimentos Seguros (PAS) – Setor de Indústria. Além de ser membro do Internacional Food Science Certification Commission (IFSCC), formada por representantes de instituições públicas e privadas de diferentes países e tem a responsabilidade de apoiar na estruturação da governança e nas políticas para o Programa de Certificação de Cientistas de Alimentos. Também coordenou o projeto de implantação do Instituto SENAI/SC de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, na direção do SENAI Santa Catarina e atualmente atua na coordenação estratégica do Núcleo Avançado do Instituto SENAI/SC de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.
O conteúdo programático da capacitação prevê os seguintes assuntos: Alinhamento de Conceitos e Definições; Informações sobre o Codex Alimentarius; Noções do comércio internacional de alimentos; Noções sobre os requesitos técnicos para a exportação de alimentos para os mercados Norte Americano e Europeu, incluindo aspectos de Food Defense; Aspectos gerais sobre rotulagem para o mercado internacional e Certificações de qualidade e segurança de alimentos que impactam para a exportação de alimentos.
A capacitação é voltada para os empresários participantes do Projeto INSERI, mas está aberto para o empresariado que ainda não participa do Projeto.
O investimento para quem está no INSERI será de R$ 80 e para o público em geral, R$ 100. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3186-6511/3631-0907 ou pelos [email protected] ou [email protected]
ASSUNTOS: curso, Fieam, Manaus, Amazonas