Saiba os riscos de filhos entre união de primos
Recentemente Dado Dolabella assumiu o namoro com a prima de primeiro grau, Marina Dolabella. O casal, de acordo com o Extra, tem planos de ter filhos e já buscou auxilio médico para saber se poderão ter filhos saudáveis.
O ator foi bastante criticado nas redes sociais e o assunto acabou gerando um debate entre os internautas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) as chances de um casal ter um filho com doenças hereditárias varia entre 3 e 5%. Quando o DNA dos pais é muito semelhante, caso de primos de primeiro grau, a taxa aumenta para 8%.
Por isso é recomendado avaliar a compatibilidade genética antes da reprodução, sendo casais de primos ou não. Algumas doenças recessivas ocorrem com mais frequência na população. É o caso da anemia falciforme (malformação nas hemácias que causa deficiência no transporte de oxigênio), fibrose cística (que provoca pneumonias de repetição e gera dificuldade de absorção de alimentos) e a surdez. Por isso, o estudo de riscos, feito por especialistas, pode ser iniciado por elas.
Além de tudo, algumas destas, como a fibrose cística, têm tratamento que, quanto antes iniciado melhor. Então, o ideal é avaliar os riscos também depois do nascimento do bebê. E o teste do pezinho é a melhor solução para isso. O ampliado – importante para qualquer casal – é o mais indicado para casais consanguíneos.
Veja também
ASSUNTOS: dado de, dado dolabella, filhos entre primos, Saúde e Bem-estar