Comissão Especial de Arbitragem da OAB presidida por amazonense
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) instalou, nesta semana, a Comissão Especial de Arbitragem. Por decisão do presidente nacional da instituição, Claudio Lamachia, a comissão será presidida pelo conselheiro federal pela seccional Amazonas Daniel Nogueira. Atualmente, o advogado é responsável por divulgar e incentivar acadêmicos amazonenses de Direito a participarem da Competição Nacional de Arbitragem.
Esta é a primeira vez que a comissão atuará de forma independente. Segundo Nogueira, até este momento, a arbitragem fazia parte de uma comissão conjunta à mediação. "É uma honra enorme ser nomeado para a comissão. Ter um advogado do Amazonas a presidi-la é uma sinalização do Conselho Federal de entender que a arbitragem no Brasil não está localizada apenas nos grandes centros do país", disse.
Daniel Nogueira tem realizado visitas às faculdades de Manaus para divulgar a Competição Nacional de Arbitragem, assim como a disputa regional. Nogueira explicou que as palestras visam abordar os tópicos necessários para um bom desempenho na competição nacional, além de incentivar a inscrição antecipada.
"Essa competição é uma emulação não só da capacidade de raciocínio e acadêmica do estudante, mas de organizar uma causa. Você é julgado pela sua performance constantemente. A questão que mais exige preparo é que o competidor é sempre questionado pelo painel de árbitros e você tem que estar preparado para responder tudo", explicou.
A comissão terá os membros nomeados em breve, segundo Nogueira. Ainda assim, o conselheiro federal pelo Amazonas já tem ideias para guiar as atividades do grupo. Internacionalizar e interiorizar a arbitragem.
"Atualmente, já existe a arbitragem consolidada em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e já é uma realidade do mundo. Londres, Paris, Cingapura e Hong Kong disputam um mercado de arbitragem internacional que São Paulo, por exemplo, já deveria participar. Além disso, a interiorização da arbitragem para locais em que não é uma realidade", explicou.
http://about.me/tteofilo/
ASSUNTOS: Daniel Nogueira, OAB, Amazonas