Nova cepa da COVID 19 preocupa pesquisadores no Amazonas
Segundo a Fiocruz Amazônia e a FVS-AM, a variante P.1 do coronavírus está em 91% das amostras com código genético sequenciado em janeiro. Além de Manaus, atingiu sete municípios do entorno e dois de fronteira. E elevou a média móvel de 19,14 mortes/dia em 31/12/20, para 139,14 mortes em 26/01/21.
Identificada em 4 de dezembro, a P.1 já é dominante no Estado, e se espalha pelo mundo. Se o governo não tomar providencias urgentes para vacinar logo a população, o caos e as mortes vão aumentar.
Auxílio emergencial
O deputado Sinésio Campos, presidente do Parlamento Amazônico, quer urgência na concessão do pedido de auxílio emergencial do governo federal para o Amazonas. Os deputados das nove ALEs da Região Norte aprovaram o pedido no dia 28 de janeiro, prorrogando o prazo do auxílio por 6 meses.
Sem compromisso
Bolsonaro é o que sempre foi, e sabe que seus apoiadores o querem assim. Quer mandar em tudo, mas sem compromisso com nada. Não se responsabiliza pela falta de oxigênio que matou milhares de pessoas com Covid-19 em Manaus; e defende Pazuello como um bom gestor, mas o frita sem piedade.
Não pensa no que fala, mas falseia a verdade. Ontem sobre a pandemia: “Nós, no Amazonas, mandamos R$ 9 bilhões pra lá.” O valor equivale ao total de repasses legais da União para o Estado.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: De olho na Política