Tristeza nas festas de fim de ano pode indicar depressão?
Com final de ano chegando, muitas pessoas começam a fazer um balanço da vida. Elas costumam analisar o trabalho, as conquistas, os planos que se realizaram ou não, a família, a saúde e etc. Por isso, não é incomum que um sentimento de tristeza ou de pesar surja nesse período.
Segundo a psicóloga Silvia Regina, do setor de Medicina Preventiva do Hapvida Saúde a alegria, euforia, agitação, não devem ser sentimentos impostos a todos: “Melancolia, raiva e solidão são comuns nessas datas, e o sentimento de tristeza, muitas vezes, se torna evidente”, explica.
Isso para muitos, faz parte do processo de fechamento de um ciclo e não quer dizer necessariamente que a pessoa esteja com um quadro de depressão. Pelo contrário, é um período de esvaziamento, para iniciar uma nova etapa deixando para trás as frustrações que podem ter marcado o ano que se passou:
“De uma forma geral, a tristeza, a melancolia, a raiva ou a frustração não configuram um quadro depressivo. Além do que, esses sentimentos podem fornecer subsídios importantes para as mudanças, por isso podem ser encarados de uma forma positiva”, pontua Silvia.
O mais importante é entender que esse balanço pode trazer uma reflexão profunda e bastante proveitosa do que pode ser um ponto de mudança e de recomeço para o novo ano. Esperança e pensamento positivo são os elementos fundamentais dessa análise.
ASSUNTOS: depressão, festas, fim de ano, Saúde e Bem-estar