Conheça os mitos e verdades sobre dieta pós-parto
Muitas mulheres iniciam uma verdadeira briga com a balança após o parto para tentar retornar ao corpo de antes ou para evitar o ganho de peso. Muitas tornam-se adeptas de dietas malucas e fazem com que isso seja perigoso e acompanhado de muita ansiedade. Mas não precisa pressa, segundo o nutricionistaIgor de Oliveira, do Hapvida Saúde, o corpo volta ao estado inicial naturalmente, isso só requer um pouco de paciência e tempo.
O especialista esclarece que cada organismo reage de uma forma, mas há pontos que são comuns a todas as mulheres e sobre isso ele esclareceu algumas dúvidas:
1. É normal ter dificuldade para perder peso após o parto?
Sim. O peso ganho na gestação, a alimentação, o fato da mãe estar amamentando ou não e até o estresse das noites sem dormir podem interferir nessa redução de peso. Mas apesar de ser um pouco mais difícil, não é impossível e isso deve acontecer de forma natural, sem pressa.
2. Amamentar emagrece?
Podemos dizer que sim. Para produzir o leite, há um custo para o corpo da mãe e isso pode ajudar no emagrecimento, mas o que se deve ter em mente é que, o principal, é o vínculo que ela vai ter com o seu filho.
3. Quais são as atividades físicas mais indicadas?
É importante sempre pedir orientação médica, principalmente dependendo do parto. No momento em que ele te liberar, você pode quase tudo e para isso é bom procurar um professor de Educação Física para te orientar da melhor forma possível.
4. Quais as dicas para emagrecer de uma forma saudável?
Melhore sua alimentação, coma mais vegetais e uma quantidade de proteínas como carnes, ovos, leite e derivados. Nem muito e nem pouco. Beba bastante água, isso vai ajudar no processo de produção do leite materno e facilitar o emagrecimento.
5. Em quanto tempo é possível voltar ao peso de antes da gravidez?
Não existe uma regra, a redução de peso vai depender de vários fatores. Se alimentando bem, amamentando, e fazendo atividade física corretamente quando liberada pelo médico, o peso irá reduzir de forma natural.
Seguindo essas regras básicas o nutricionista garante que é possível sim, reduzir as medidas de forma saudável e correta, sem prejuízos a mãe ou ao bebê.
ASSUNTOS: dicas, dieta pós-parto, perigos, Saúde e Bem-estar