Dietas malucas? Saiba como começar 2019 fazendo a dieta certa
Manaus/AM - Dieta do suco, com ou sem proteína, da sopa e todas as outras que são disponibilizadas por sites e revistas podem até funcionar, mas não de forma saudável e eficaz. A nutricionista Roseanny Cristina, do Hapvida Saúde, garante que esses regimes até têm resultados instantâneos, mas não funcionam a longo prazo.
De acordo com dados da última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, Manaus aparece como a primeira no ranking com mais obesos entre as capitais brasileiras, o que significa que 81% da população de Manaus se encontra com excesso de peso ou obesa.
Mediante isso, o medo de entrar para essa estatística ou a vontade de sair dela faz com que parte das pessoas recorram a dietas malucas e que não trazem benefícios à saúde. “As pessoas tendem a correr atrás do prejuízo do excesso e querem o emagrecimento rápido. Com isso, optam por dietas desconhecidas que geralmente resultam na satisfação do paciente, porém é tudo momentâneo. O ideal é o emagrecimento com bons hábitos e de forma saudável’’, destaca.
A regra, segundo a profissional da saúde, é seguir pela orientação nutricional que irá indicar alimentos naturais, integrais, refeições equilibradas a cada três horas, frutas, verduras e proteínas. “ O lema é desembalar menos e descascar mais, com o intuito de diminuir a preferência quanto comidas industrializadas’’, enfatiza Roseanny Cristina.
A alimentação deve ser aliada também com exercícios físicos, nesse objetivo a nutricionista menciona uma dica. “ Convidar alguma amiga ou parente para se exercitar com você, deixa esse momento mais descontraído. O importante é manter sua consulta com um profissional e seguir as orientações médicas’’, finaliza.
ASSUNTOS: dicas, dieta, nutrição, Saúde e Bem-estar