Estudos mostram que dormimos para esquecer
Depois de anos de pesquisa, os cientistas chegaram a várias ideias sobre por que dormimos.
Alguns argumentaram que é uma maneira de economizar energia. Outros sugeriram que o sono nos dá uma oportunidade de limpar o cérebro do lixo celular. E outros ainda propuseram que dormir simplesmente força os animais a ficar parados, fazendo com que se escondam dos predadores.
Dois artigos publicados na revista Science oferecem evidências de outra possibilidade: dormimos para esquecer algumas das coisas que aprendemos durante o dia.
Para aprender, temos que fazer conexões, ou sinapses, entre os neurônios de nosso cérebro. Essas conexões permitem que os neurônios mandem sinais um para o outro de maneira rápida e eficiente. Guardamos as novas memórias nessas redes.
Em 2003, os biólogos Giulio Tononi e Chiara Cirelli, da Universidade de Wisconsin- Madison, propuseram que as sinapses crescem de maneira tão exuberante durante o dia que os circuitos de nosso cérebro ficam "barulhentos". Quando dormimos, afirmaram os cientistas, nossos cérebros reduzem o número de conexões para suspender o sinal que gera o ruído.
Desde então, Tononi e Chiara, com outros pesquisadores, descobriram uma grande quantidade de evidências indiretas que apoiam a chamada hipótese de homeostase sináptica. Via: UOL.
ASSUNTOS: dormir, estudos, Variedades