Candidatos do CNU dizem não conseguir enviar títulos em plataforma do concurso; prazo termina nesta sexta (3)
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Candidatos cotistas que foram reintegrados ao CNU (Concurso Nacional Unificado) afirmam não conseguir enviar seus títulos pelo site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora da seleção.
Segundo participantes, o aviso de reinclusão no certame foi disponibilizado para os que participam do sistema de cotas apenas no dia 23 de dezembro.
Os candidatos receberam uma mensagem de convocação para o procedimento de heteroidentificação por meio do WhatsApp canal pelo qual descobriram que não haviam sido eliminados.
A convocação desses candidatos foi acompanhada, então, pela publicação de um edital que previa o envio de seus títulos nos dias 2 e 3 de janeiro de 2025.
A reportagem questionou o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) sobre as reclamações dos candidatos, mas a pasta não respondeu a pergunta. Em nota, o ministério afirmou, apenas, que a convocação do dia 23 de dezembro incluiu candidatos a cotas para negros a partir da recomendação do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.
"Todos e todas foram informados na área do candidato a partir da publicação do edital específico. Importante ressaltar que apenas estão habilitados a enviar os títulos aqueles candidatos e candidatas que foram notificados, de forma que o botão de upload só está disponível para este grupo até o final do dia de hoje", diz o ministério.
Previamente, o MGI havia determinado que os candidatos reinseridos iriam receber um email da Cesgranrio, no dia 21 de novembro, informando sua situação.
A mensagem, no entanto, não chegou para parte dos candidatos cotistas, que acreditavam ter sido eliminados do concurso. Aqueles que receberam a mensagem em novembro deveriam seguir o cronograma reestruturado pelo MGI, que previa o envio dos títulos entre os dias 4 e 5 de dezembro.
Os candidatos que foram avisados de sua inclusão apenas no dia 23 de dezembro, por outro lado, teriam os dias 2 e 3 de janeiro para enviar a documentação. No entanto, a abertura do sistema no site da Cesgranrio para o envio dos títulos não ocorreu até o momento.
"Uma vez que você é eliminado ou reincluído, deveria ser informado, seja por edital de convocação, seja por mensagem ou e-mail", afirma um dos candidatos afetados pela situação.
Os candidatos começaram a questionar a Cesgranrio e o MGI, por meio das redes sociais das instituições, sobre a possibilidade de envio de seus títulos, mas não obtiveram resposta até o momento. Para facilitar a comunicação entre os participantes, foi criado também um grupo de WhatsApp com mais de cem candidatos afetados pela situação.
A página do Reclame Aqui da Cesgranrio também já conta com uma série de questionamentos de participantes do concurso sobre o ocorrido.
Até o momento, os candidatos notificados seguem sem conseguir enviar os documentos.
ASSUNTOS: Economia