Carrefour começa a venda de lojas do antigo Big em processo para se desfazer de 64 unidades
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Carrefour anunciou nesta terça (3) a venda de oito lojas da bandeira Nacional em Curitiba. O grupo paranaense Muffato, que lidera o varejo alimentar no estado, comprou metade das lojas. A outra metade foi adquirida pelo também grupo regional Festval, segundo apurou a reportagem, com fonte próxima à varejista.
Conforme fato relevante do Carrefour divulgado ao mercado financeiro, as transações fazem parte da estratégia do grupo para "simplificar e agilizar suas operações", a fim de se concentrar no "negócio principal de lojas de grandes formatos" -Atacadão e Sam's Club. O grupo pretende abrir mão de todas as lojas das bandeiras Nacional e Bompreço, que somam 64 no país, por um valor entre R$ 400 milhões e R$ 450 milhões.
"Após a conclusão deste plano de desinvestimento, que está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2025, a companhia deverá manter 21 lojas de supermercado rentáveis localizadas em regiões estratégicas e operadas sob a bandeira Carrefour Bairro", disse o grupo francês.
Ambas as bandeiras, Nacional e Bompreço, faziam parte do Grupo Big, que foi comprado pelo grupo francês em março de 2021, o que elevou o grupo Carrefour à liderança do varejo alimentar no Brasil.
Na região Sul, são 47 lojas do Nacional, enquanto as lojas do Bompreço somam 17 no Nordeste. De acordo com o Carrefour, as vendas das 64 lojas nos 12 meses encerrados em setembro somaram R$ 1,5 bilhão (o equivalente a 6% das vendas do grupo no segmento varejo).
As lojas apresentaram "contribuição negativa de R$ 42 milhões no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)", diz o Carrefour. Dos 64 pontos, 11 são próprios e 53 são alugados, o que demandou uma despesa de R$ 65 milhões com aluguéis nos 12 meses encerrados em setembro.
"Até o momento, o Grupo Carrefour Brasil já assinou compromissos firmes para venda de sete lojas Bompreço e oito lojas Nacional por um valor que representa uma porção material do total esperado. A provisão para despesas de caixa e não caixa relacionadas a esta transação serão contabilizadas nos resultados do quarto trimestre de 2024", disse o grupo em comunicado, destacando que as despesas com a operação serão "mais do que compensadas" pela entrada de caixa com a venda dos ativos.
Em nota, o Muffato afirma que "concluiu com sucesso a negociação de quatro pontos comerciais em Curitiba, que operavam com a bandeira Nacional, antigo Mercadorama". De acordo com a empresa, a transação deve ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
"Os pontos passarão a operar com a bandeira Super Muffato, que imprimirá um conceito moderno e dinâmico às unidades, inserindo-as no plano de expansão de 2025", diz o varejista paranaense.
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