Deputados aprovam leilão de 14 travessias hídricas em SP com investimento de R$ 1 bi
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou nesta terça-feira (15) projeto de lei que autoriza a concessão de 14 linhas de transporte no sistema de travessias hídricas.

O céu visível e o inferno real de quem planta e não colhe no Amazonas
De acordo com o governo estadual, a previsão é que seja investido R$ 1 bilhão pela empresa que vencer o leilão, ao longo do contrato de 20 anos.
O dinheiro terá de ser usado em terminais de passageiros, na compra de 48 embarcações (incluindo modelos elétricos, reduzindo a emissão de carbono), novos flutuantes e ampliação dos já existentes.
O sistema transporta por ano atualmente cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos.
"O projeto de concessão compreende a operação, manutenção, conservação, implantação de obras civis e sistemas, aquisição de embarcações, melhorias, requalificação, adequação, modernização e expansão do serviço de travessias e se propõe a impulsionar o desenvolvimento econômico e social local", afirma o presidente da CPP (Companhia Paulista de Parcerias), Edgard Benozatti.
A ideia da CPP é que o edital seja lançado ainda neste primeiro semestre o leilão aconteça até o final do ano. Também de acordo com o governo estadual, não estão previstos reajustes de tarifas.
Das 14 linhas, oito estão no litoral do estado e inclui travessias consideradas estratégicas, como as entre Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela.
A renovação da frota poderá acontecer ao mesmo tempo em que começam as obras do túnel imerso ligando o bairro do Macuco, em Santos, ao distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá. A construção está prevista para iniciar em 2026, com orçamento de cerca de R$ 6 bilhões.
As 14 linhas a serem concedidas são: São Sebastião-Ilhabela; Santos-Vicente de Carvalho; Santos-Guarujá; Bertioga-Guarujá; Cananéia-Continente; Cananéia-Ilha Comprida; Cananéia-Ariri; Iguape-Juréia; Bororé-Grajaú; Taquacetuba-Bororé; João Basso-Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.

ASSUNTOS: Economia