Compartilhe este texto

Diretora do Fed afirma que seguirá 'cautelosa' sobre mudanças na política de juros

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

27/06/2024 13h45 — em
Economia



Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman afirmou nesta quinta-feira, 27, que as frequentes revisões dos indicadores econômicos dos Estados Unidos tornaram a avaliação sobre a economia uma tarefa mais desafiadora. Por isso, a dirigente disse que prefere se manter "cautelosa" ao considerar eventuais mudanças na política monetária.

Em discurso durante evento, Bowman comentou que vê uma série de riscos ascendentes à inflação, entre eles os eventos geopolíticos e o relaxamento das condições financeiros. A dirigente também alertou que o aumento da imigração e o aperto do mercado de trabalho poderiam levar à persistência do núcleo de inflação de serviços.

Segundo Bowman, o crescimento dos salários seguem em cerca de 4% e está acima dos níveis consistentes com uma inflação na meta de 2%. "À luz destes riscos e da incerteza geral relativa às perspectivas econômicas, continuarei a observar atentamente os dados enquanto avalio a trajetória adequada da política monetária", destacou.

Ela atribuiu os progressos no combate à inflação dos EUA no último ano à melhorias no quadro de oferta. No entanto, é improvável que esses fatores continuem suficientes para conter os preços à frente, na visão dela.

No discurso durante evento, a dirigente também teceu comentários sobre regulação bancária. Bowman se disse preocupada, em particular, com a falta de criação de novos bancos nos EUA, que contribui para a redução na disponibilidade de crédito e incentiva a busca por atores financeiros fora do sistema bancário, destacou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia


16/07/2024

Correção