Presidente da Caixa diz que torce para taxas de juros 'mais factíveis'
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que torce para taxas de juros "mais factíveis", na semana em que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne para definir se a taxa Selic será mantida ou alterada. Desde junho deste ano, os juros estão em 10,50%. As declarações ocorreram nesta terça-feira, 17, após uma cerimônia no edifício-sede da Caixa, em Brasília.
"É um assunto que compete ao Banco Central, não compete à Caixa entrar nessa seara. Agora, é evidente que a gente sempre torce para que as taxas sejam sempre mais factíveis", declarou o presidente da Caixa, ao ser questionado sobre a expectativa para a decisão do Banco Central sobre os juros.
Na ocasião, Vieira acrescentou que a instituição é "beneficiária de todo esse processo e usuária das decisões acima da nossa atuação".
As reuniões do Copom estão marcadas para esta terça e a quarta-feira. Durante todo o seu mandato, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem defendido redução na taxa de juros e criticado a gestão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. No entanto, conforme mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), há uma expectativa entre instituições financeiras de início de um ciclo de aperto dos juros, com elevação na taxa Selic.
ASSUNTOS: Economia