Compartilhe este texto

Programa de reciclagem da Enel gera mais de R$ 700 mil em descontos na conta de luz

Por Folha de São Paulo

03/04/2025 14h00 — em
Economia


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ecoenel, programa de sustentabilidade da Enel São Paulo, gerou mais de R$ 700 mil de desconto na conta de luz de 2.700 clientes em 2024, com a reciclagem de 2,3 mil toneladas de resíduos. A iniciativa, que dá descontos na fatura de energia em troca de materiais recicláveis, contou com a participação de moradores dos 24 municípios da região metropolitana.

Atualmente, há nove ecopontos espalhados pela área de concessão da distribuidora. É possível consultar os endereços dos sete ecopontos em operação no site da Enel.

Com o volume de resíduos recolhidos, a Enel diz que evitou a emissão de 8,3 mil toneladas de gás carbônico e contribuiu para preservar 21,4 mil árvores, por meio da reciclagem de papel. Ao todo, a ação gerou uma economia estimada de 10,2 mil MWh de energia, valor equivalente ao consumo médio mensal de 5.040 famílias.

Para participar da iniciativa, os clientes devem apresentar a conta de energia em um dos sete pontos de coleta e se cadastrar. Em seguida, podem levar os resíduos pré-separados para serem pesados e convertidos em bônus.

O valor do crédito é calculado com base no peso dos materiais e é creditado automaticamente na conta de energia elétrica. Se o bônus ultrapassar o valor total da fatura, o saldo restante é transferido para a conta seguinte. Também é possível destinar o bônus para a conta de energia de alguma instituição social.

Em 2023, apenas 58,5% dos resíduos sólidos urbanos tiveram destinação ambientalmente adequada, segundo estudo da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente).

Segundo a Enel, todos os resíduos entregues pelos clientes nos ecopontos são repassados a recicladores parceiros, que garantem a destinação correta dos materiais.

O QUE PODE SER LEVADO AO ECOENEL?

Os pontos de coleta do Ecoenel aceitam papéis, papelão, plásticos, vidros e metais. A unidade do Assaí de Santo André também recebe resíduos eletrônicos, como celulares, processadores, HDs, conectores, drives, fontes, cabos e coolers.

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA?

- Com a sua conta de energia elétrica e um documento com foto em mãos, dirija-se até o ponto de coleta Ecoenel mais próximo

- Retire o cartão de adesão que lhe dará direito a trocar os materiais recicláveis por desconto na conta de luz quantas vezes quiser, sem limites de pesagem Separe cuidadosamente os materiais que serão reciclados, como plástico, metal, eletrônicos e vidro

- Com todos os materiais lavados e devidamente separados, dirija-se até o ponto de coleta Ecoenel

- Os técnicos irão pesar o material e calcular seu valor de acordo com o praticado no mercado. Cada resíduo tem seu valor por quilo, unidade ou litro

- Ao final, você receberá um comprovante com o bônus que será creditado na próxima conta de energia. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da fatura, o excedente será automaticamente utilizado na próxima conta

- Aqueles que desejarem podem acompanhar os dados da sua coleta por meio do aplicativo da Ecoenel. O programa também tem uma iniciativa para empresas, que pode ser acessada neste link.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia