Veja o calendário de pagamento do IPVA 2025 em Minas Gerais
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais publicou nesta sexta-feira (27) o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2025.
A partir deste ano, o tributo começa a ser cobrado em fevereiro para dar às famílias mineiras mais fôlego-- considerando o número de despesas e contas do início do ano.
O vencimento para aqueles que escolherem fazer o pagamento em cota única vai de 3 a 7 de fevereiro, variando conforme o final de placa do veículo. O pagamento em cota única dá desconto de 3% sobre o valor do imposto.
Os proprietários que pagaram os débitos de seus veículos em dia nos anos de 2023 e 2024 contarão com um desconto automático de 3% do programa "Bom Pagador". Assim, aqueles que contarem com este benefício e escolherem pagar o tributo em cota única poderão reduzir o valor de seu IPVA em 6%.
Esses descontos levam em conta o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e não o CPF dos proprietários. Assim, o benefício depende da situação do veículo.
Aqueles que desejarem poderão realizar o pagamento antecipado do IPVA a partir do dia 1º de janeiro. Além disso, os proprietários que não concordam com a cobrança têm 15 dias para enviar recurso à Secretaria de Fazenda.
A base de cálculo e os valores do imposto para o estado de Minas Gerais podem ser conferidos neste link.
CONFIRA O CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DO IPVA 2025 em MG
FINAL DE PLACA COTA ÚNICA OU 1ª COTA 2ª COTA 3ª COTA
1 e 2 3 de fevereiro 6 de março 7 de abril
3 e 4 4 de fevereiro 7 de março 8 de abril
5 e 6 5 de fevereiro 10 de março 9 de abril
7 e 8 6 de fevereiro 11 de março 10 de abril
9 e 0 7 de fevereiro 12 de março 11 de abril
O Estado de Minas espera arrecadar R$ 11,9 bilhões com o IPVA, um aumento de 12% com relação ao valor de 2024.
Segundo o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF-MG, Leônidas Marques, o crescimento possui relação com o crescimento da frota tributável de veículo, que contou com aumento de cerca de 4% (448.846 veículos).
Para evitar golpes, a Secretaria indica que os proprietários acessem somente a plataforma IPVA Digital, no site da Secretaria de Estado de Fazenda.
Nele, o contribuinte faz a consulta informando o número do Renavam ou, se possuir mais de um veículo, pode acessar usando a conta do portal Gov.br, que possibilitará a emissão de guia única para pagamento.
Os contribuintes não devem clicar em links recebidos por email, redes sociais ou aplicativos de mensagens e não devem acessar páginas patrocinadas nos buscadores de internet.
"Sempre desconfie de links desconhecidos e descontos mirabolantes. O desconto para pagamento em cota única é de 3% e qualquer valor além disso é golpe", afirma Leônidas Marques.
ASSUNTOS: Economia