Compartilhe este texto

O jogo sujo contra David Almeida

Por Portal Do Holanda

29/08/2024 22h51 — em
Editorial



Pela primeira vez Manaus pode viver uma eleição de um único turno. Isto nunca aconteceu na história. E talvez ainda não aconteça. Mas o distanciamento que as pesquisas têm apontado entre o primeiro lugar e o segundo explica muito do jogo sujo que passamos a testemunhar nos últimos dias. Virou uma espécie de tudo ou nada.

Não precisa ter sentado nos melhores bancos do marketing eleitoral para entender que David Almeida é o alvo. E ao que tudo indica seu núcleo de campanha entendeu isto, evitando os atuais e já cansados modelos de debate. Sem ir ao debate, David permite que seus adversários se devorem ao vivo, diante dos olhos de um eleitorado cada vez mais desacreditado com tantas palavras vazias. E já que David não caiu nesta armadilha, a ideia é bater por outros meios.

Nesta sexta-feira (30) começa o horário eleitoral gratuito. Que de gratuito tem apenas o nome. É certo que boa parte do espaço dedicado à oposição será para atacar e não propor. Serão todos contra David. Mas aí mora um problema muito sério. Se for assim, apenas David poderá atribuir para si uma campanha propositiva, afundando todos os demais em uma vala comum de mera falação.

Duda Mendonça tornou célebre uma frase que é repetida até hoje nos bastidores de campanhas por todo o Brasil: “Quem bate, perde”. É dele o conceito do “Lula paz e amor”. Quando Lula apenas atacava, não atraía as massas. Quando mudou, venceu.

Se a tóxica escola de marketing que defende o jogo sujo não acordar, é possível que Manaus não precise ir para a urna duas vezes. Quanto mais ataques David tem sofrido, mas distante tem ficado de seus adversários. Se isto está ficando claro para o eleitor, precisa também ficar claro para seus opositores.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Editorial

+ Editorial