Educação Especial forma mais de 400 mediadores em Manaus
Manaus/AM- Mais de 400 universitários do curso de pedagogia deram início, na manhã desta segunda-feira, 3, à formação para atuarem como mediadores em salas de aula de escolas do ensino regular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com alunos inclusos. A capacitação dos novos estagiários da rede segue até a próxima sexta-feira, 7, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus.
O curso terá cinco turmas de 30 a 40 alunos e acontecerá nos turnos matutino e vespertino. Os universitários selecionados terão aulas com os assessores pedagógicos da Educação Especial do Complexo Municipal de Educação Especial (Cmee) da Semed. Durante a capacitação, serão abordados temas como: Política de Educação Especial na Perspectiva na Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Transtorno do Aspecto do Autismo, Aulas de Libras e aulas práticas com confecção de materiais para serem utilizados com os alunos. Segundo a formadora, Roseane Menezes, o momento é de conhecer o lado psicológico e emocional dos acadêmicos.
Os 412 estagiários, que passarão por formação nesta semana, começarão a atuar nas unidades de ensino da rede a partir do próximo dia 10, data em que os estudantes da rede municipal de Educação retornam do recesso escolar. No total, os mediadores atuarão em aproximadamente 200 unidades escolares e 30 deles trabalharão na Gerência de Educação Especial (GEE), da Semed, a fim de apoiar o trabalho desenvolvido com os alunos com deficiência de toda a rede.
Os universitários terão o contrato de dois anos com a Prefeitura de Manaus, serão avaliados pelo professor da sala de aula e pelos assessores do CMEE. Além dos mediadores que atuarão nas escolas a partir de segunda-feira, há ainda 250 acadêmicos selecionados no cadastro reserva, que poderão ser chamados caso haja alguma desistência.
Para a gerente do CMEE, Reni Formiga, a contratação dos universitários é uma forma de melhorar ainda mais o trabalho que a secretaria desenvolve com os alunos que necessitam de um acompanhamento especial.
Para os universitários, o estágio é uma oportunidade de vivenciar a realidade da sala de aula, contribuir para a formação acadêmica e ter a experiência de trabalhar com crianças com deficiência.
ASSUNTOS: Educação Especial, Manaus, mediadores, Amazonas