Compartilhe este texto

Ficha Limpa tira quatro candidatos do 1º turno da eleição em Manaus

Por Portal Do Holanda

17/11/2020 14h42 — em
Eleições 2020 - 1º Turno


Foram 41 os candidatos considerados inaptos a serem votados - Foto: Pedro Braga Jr/PH

Manaus/AM - No primeiro turno das eleições de 2020, o número de candidatos que foram declarados inaptos para concorrer a uma vaga de vereador à Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi de 41, o mesmo número de vagas, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre esses inaptos, 16 renunciaram à candidatura e 25 foram declarados inaptos por diversos motivos.

Para 24 pleiteantes, equivalente a 70,59%, o motivo foi a ausência de  requisito de registro, isto é, deixaram de apresentar ou preencher item exigido pela lei eleitoral.

O segundo motivo que mais tirou candidatos do pleito foi a Lei de Ficha de Limpa. Neste caso foram enquandrados quatro candidatos.

Outros motivos como abuso de poder, compra de voto, conduta vedada, gasto ilícito de recursos e indeferimento de partido/coligação tiraram um candidato para por item, somando outros cinco concorrentes eliminados do pleito.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Eleições 2020 - 1º Turno

+ Eleições 2020 - 1º Turno