É graduado e continua fora do mercado de trabalho? Saiba como mudar isso
Olá seguidores, tudo bem? O assunto hoje trata uma realidade bem presente na vida profissional de todos, a qualificação que por muitas vezes se torna um obstáculo ou benefício, afinal o mercado que norteia as realidades e as qualificações que devemos seguir, se adaptar ao mercado é uma regra e não uma opção.
Antigamente quem tinha curso de datilografia e ensino médio já bastava, mas hoje o cenário é bem diferente,pois em uma era onde a qualificação é um pré-requisito não da pra ficar de mãos atadas ou parado esperando as oportunidades chegarem é preciso buscar instrução e se qualificar constantemente.
Devido ao acesso facilitado ao nível superior há uma grande massa que já possui graduação no país e diga –se de passagem uma grande parte dessa desempregada, mas porque desempregados? A graduação te abre portas ? Vou te dar umas dicas para fazer a graduação certa ou aprimorar o que você já possui para não ficar fora do jogo!
1- Escolha uma graduação que atenda a sua realidade: As vezes o indivíduo já tem um trabalho como vendedor, assistente administrativo, mecânico dentre outras, o ideal é que você continue a seguir a área de atuação, se já trabalha com vendas faça uma graduação em Administração, Marketing, Economia, pois assim fica mais fácil uma futura promoção, mudar de área de atuação neste momento de crise é arriscado, portanto siga sua área e depois faça um curso do seu sonho.
2- Na graduação não se acomode continue se qualificando: Ao iniciar a graduação muitas pessoas acham que já basta, não buscam estágios , não fazem cursos complementares e isso impede que você se destaque em uma concorrência tão desleal. Então procure cursos complementares a sua área de atuação, sem falar do Excel avançado, Inglês, relacionamento interpessoal e etc.. Procure se informar o que a sua área esta buscando, assim você nunca ficará atrás.
3- Está graduado e não conseguiu nada? Não se apavore. Você já esta um passo a frente de muita gente, é preciso buscar essa qualificação continuada, não se acomode vá atrás de pós graduação, cursos de aperfeiçoamento e etc.. Se não tem experiência busque-a de alguma forma, crie as oportunidades, seja através de empreendedorismo, trabalhos voluntários ou até ganhando menos o que costumava receber, afinal as vezes é preciso perder para ganhar.
Portanto não há idade e nem grau de instrução para buscar conhecimento, da adolescência a vida adulta todos precisamos de instrução e só a graduação não basta! A vida profissional pede essa atualização constante então não pare e busque as suas melhorias.
Termino por aqui desejando muita sorte e boas vibrações para vocês, compartilhem e divulguem a coluna pessoal, duvidas ou sugestões entrem em contato @antoniocarloscfilho, e até a próxima.
ASSUNTOS: emprego, graduação