Periquitos voltam a ser encontrados mortos na Av. Ephigênio Salles
Manaus/AM - Mais de 20 periquitos foram encontrados mortos neste sábado (14) na Av. Ephigênio Salles, bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital. Os passarinhos costumam dormir nas árvores do local e sua presença já foi alvo de grande discussão na cidade.
Em 2014, mais de 200 animais da mesma espécie foram encontrados mortos no mesmo local. A espécie costuma vir para a área no fim da tarde e dormir nas árvores deixando o local antes do nascer do sol.
Segundo pessoas que moram e trabalham nas proximidades, a probabilidade de acidentes é alta já que os animais costumam voar baixo antes de se aninhar nas árvores e a via é muito movimentada.
Apesar do número não chegar perto do atingido em 2014, e placas já terem sido colocadas como precaução para os motoristas que trafegam na área, as mortes continuam acontecendo.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançará nas próximas semanas uma campanha para alertar a população sobre a importância de proteção aos periquitos de asa branca (Brotogeris versicolurus).
O intuito é evitar mortes das aves que são protegidas pela lei federal n° 5.197, de 3 de janeiro de 1967. A iniciativa contará com a parceria de órgãos municipais e estaduais de fiscalização ambiental, trânsito e transporte, além de empresas da iniciativa privada. O planejamento da ação está em curso e os detalhes serão divulgados nas próximas semanas.
ASSUNTOS: ephigênio sales, Manaus, periquitos, Amazonas