Equipamento disponível em Manaus detecta veia dos pacientes usando luz infravermelha
Um aparelho que promete acabar com problemas de identificação de veias foi trazido para Manaus pelo Hospital Samel, o que deve facilitar muitoo o trabalho durante exames de rotina e durante tratamentos mais complexos.
O aparelho se chama VeinViewer, e com ele é possível confirmar o diâmetro dos vasos, auxiliar o acesso vascular, detectar hematomas em formação e potencialmente evitar infiltrações. O equipamento também pode ser chave para aumentar as chances de sucesso na realização da primeira punção aumentando a satisfação do paciente em 100% e reduzindo a necessidade de PICCs desnecessários em até 30%. Atualmente, 75% dos melhores hospitais dos Estados Unidos utilizam o VeinViewer, garantindo que seus pacientes recebam os cuidados indicados.
“Através dessa tecnologia de visualização podemos melhorar as taxas de sucesso, diminuir tentativas malsucedidas e elevar a satisfação do paciente”, explica o diretor-presidente do Hospital Samel, Sr. Luís Alberto Nicolau”.
O VeinViewer utiliza uma luz infravermelha (NIR) e outras tecnologias patenteadas para detectar sangue subcutâneo e cria uma imagem digital superficial da veia do paciente projetada diretamente sobre a superfície da pele e em tempo real. Com esta tecnologia, é possível visualizar e avaliar veias, válvulas e bifurcações com até 10 mm de profundidade. Além de facilitar a vida do profissional, diminui o desconforto do paciente com as agulhas, evitando deixar a região machucada.
Veja também
ASSUNTOS: equipamento médico, exame de sangue, Manaus, Amazonas