Primeiro robô com inteligência artificial é enviado para o espaço
FLÓRIDA - Um robô experimental desenvolvido para ajudar astronautas foi lançado na manhã desta sexta-feira na Flórida, nos Estados Unidos, para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), da NASA, a bordo de um foguete SpaceX.
Batizado de Cimon, ele foi desenvolvido como um "assistente baseado em Inteligência artificial" para astronautas e poderá se comunicar verbalmente em inglês. O robô pesa 5kg, e, em gravidade zero, irá flutuar graças a 14 ventiladores internos.
Esta é uma tentativa de descobrir se robôs e astronautas podem colaborar em funções no espaço.
"O que estamos tentando fazer com Cimon é aumentar a eficiência dos astronautas," afirmou Matthias Biniok, engenheiro da IBM e um dos principais responsáveis pela arquitetura do robô, à Reuters. "Agora, nossa missão principal é apoiar os astronautas com suas tarefas diárias para economizar tempo, porque tempo é a coisa mais valiosa e cara na ISS."
Cimon é equipado com microfones e câmeras, que vão ajudá-lo a reconhecer Alexander Gerst, o astronauta alemão com quem o robô vai trabalhar.
Um "botão offline" foi desenvolvido para Cimon, o que permite Gerst evitar ter um áudio seu transmitido para usuários na Terra durante momentos de privacidade.
ASSUNTOS: espaço, Nasa, robô, Mundo