Arbitragem rouba cena no Brasileiro, mas pune menos que em 2024
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - As polêmicas de arbitragem roubaram a cena na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas os árbitros conseguiram diminuir tanto a média de cartões amarelos quanto a de expulsões em relação à edição de 2024.

Poder erótico e capital político
Após duas rodadas, o Brasileiro 2025 tem média de 4,75 amarelos por partida. Ao todo, foram distribuídos 95 cartões amarelos em 20 partidas, sendo 48 na primeira rodada e 47 na segunda.
A vitória do Palmeiras sobre o Sport é o jogo com mais cartões até o momento, com 12 (todos amarelos). A partida ficou marcada pelo pênalti polêmico que sacramentou o primeiro triunfo alviverde no Brasileiro.
Além disso, já foram apresentados oito vermelhos, sendo seis deles no último fim de semana. A média até o momento é de 0,4 expulsão por partida.
Os números são inferiores aos das duas primeiras rodadas do Brasileiro 2024, que registrou 133 amarelos e dez vermelhos. O empate em gols entre Corinthians e Atlético-MG foi um dos responsáveis pela "inflação", com 15 cartões amarelos e duas expulsões.
O início do campeonato de 2024 teve média de 6,65 cartões amarelos por partida, além de um vermelho a cada dois jogos. Foram 79 amarelos e oito vermelhos na primeira rodada, e mais 54 amarelos e duas expulsões na segunda.
AS POLÊMICAS DE ARBITRAGEM
Cruzeiro reclamou da expulsão do zagueiro Jonathan Jesus. O árbitro Marcelo de Lima Henrique aplicou o vermelho direto ao defensor, o time mineiro acabou derrotado por 3 a 0 pelo Inter. Alexandre Mattos, CEO do futebol, classificou como "assalto a mão armada".
Sport questionou o segundo pênalti marcado para o Palmeiras. Bruno Arleu de Araújo apontou a falta de Matheus Alexandre em Raphael Veiga já no fim da partida, para revolta da diretoria do time de Recife. "O que aconteceu hoje na Ilha do Retiro é uma vergonha para a arbitragem brasileira", afirmou o vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Falcão.
Zubeldía se revoltou após Lyanco, do Atlético-MG, não ser expulso ainda no primeiro tempo. O comandante argentino acabou punido com amarelo e vermelho por conta da reclamação. A partida terminou empatada em 0 a 0.
*
OS JOGOS DA TERCEIRA RODADA DO BRASILEIRO
12/04 (sábado)
16h (de Brasília) - Red Bull Bragantino x Botafogo
16h - Juventude x Ceará
18h30 - Palmeiras x Corinthians
21h - Vasco x Sport
13/04 (domingo)
16h (de Brasília) - Bahia x Mirassol
17h30 - São Paulo Cruzeiro
17h30 - Grêmio x Flamengo
19h30 - Fluminense x Santos
20h - Fortaleza x Internacional
20h30 - Atlético-MG x Vitória

ASSUNTOS: Esportes