Em Manaus, atleta do +Pelci diz que superou a timidez por meio do esporte
Manaus/AM - Atleta do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (+Pelci), na modalidade de futsal, Ian Victor Loiola Leitão, de 12 anos, tomou gosto pelo esporte que resultou em um ótimo rendimento escolar e social. O +Pelci é uma iniciativa do Governo do Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que tem fomentado a prática esportiva e a inclusão social entre crianças e jovens, por meio de diferentes modalidades.
“Antes nunca era escolhido, não jogava quase nada, agora um monte de gente quer me colocar no time. Quando vi que eu estava melhorando, comecei a sonhar em ser um profissional”, disse Ian que há mais de um ano participa do núcleo do +Pelci, no Amadeu Teixeira e sonha um dia conhecer seus ídolos, Neymar e Messi.
Patrícia Ramos Loiola Leitão, mãe do Ian, afirma que seu filho tinha dificuldades nas aulas de educação física e chegava em casa muito triste, por não saber tocar uma bola, então foi quando ela e seu esposo souberam do +Pelci. Patrícia é mãe de dois filhos, ambos ficaram com o colesterol elevado durante a pandemia, mas após participarem das atividades do Programa de Governo, tiveram a saúde restaurada.
“Ian sempre foi muito tímido, com o esporte tem evoluído bastante, agora ele joga futsal e tem feito amizades”, disse Patrícia Ramos.
O gerente do +Pelci, Marcelo Silva explica que o esporte é importante para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. “O esporte traz disciplina e estimula as crianças a relacionarem-se, trocando experiências, competindo e ajudando umas às outras. Graças ao Governador do Amazonas, que tem fomentado o +Pelci podemos conhecer e ajudar jovens como o Ian”, disse Marcelo Silva.
(*) Com informações da assessoria
ASSUNTOS: Esportes