CBF repudia atitude de Memphis Depay e cria nova regra

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste sábado (5) uma nova regra para o jogador que subir na bola com os dois pés. A orientação veio após o atacante Memphis Depay, do Corinthians, realizar o gesto provocativo durante a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras.
Embora o ofício da CBF não mencione diretamente o nome de Memphis ou o episódio específico, a entidade classificou a ação como uma conduta antidesportiva. O documento destinado à Comissão de Arbitragem, às federações estaduais e aos clubes, destaca os efeitos negativos desse tipo de atitude, apontando o risco de lesões, os impactos prejudiciais à imagem do futebol e os "transtornos generalizados" provocados durante as partidas.

Poder erótico e capital político
A partir da nova diretriz, os árbitros devem considerar a provocação como infração. Caso um jogador repita o gesto, será advertido com cartão amarelo e a equipe adversária terá direito a um tiro livre indireto, a ser cobrado do local onde ocorreu o ato.
Memphis subiu na bola aos 44 minutos do segundo tempo, próximo à bandeira de escanteio. O lance terminou em um lateral para o Corinthians, mas gerou forte reação dos jogadores do Palmeiras e provocou tumulto.
A nova recomendação já está em vigor.
Veja o comunicado na íntegra:
Com nossos melhores cumprimentos, servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência no
Futebol Brasileiro e Sul-Americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte.
Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo,
produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional:
Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária.
Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas.
Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF, comunica que tal conduta é passível de punição por
desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.
Deste modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora
citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto (TLI), a favor da equipe adversária, a ser cobrada no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo (CA).

ASSUNTOS: Esportes