Compartilhe este texto

Collant de Rebeca Andrade ganha destaque no Museu Olímpico na Suíça

Por Portal Do Holanda

25/11/2024 14h36 — em
Esportes


Foto: Luiza Moraes/ COB

O collant amarelo usado pela ginasta brasileira Rebeca Andrade, que a levou à conquista da prata no individual geral durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024, é um dos itens mais recentes em exibição no Museu Olímpico, em Lausanne.

A peça, doada por Rebeca após os Jogos, ocupa um lugar de destaque logo na entrada do museu. Desde 1915, Lausanne é a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), e o museu, à beira do lago Léman, é conhecido por abrigar a maior coleção de itens olímpicos do mundo, com mais de 90 mil peças.

A diretora associada do Museu Olímpico, Yasmin Meichtry, destacou a importância de Rebeca como inspiração para meninas na América do Sul e em todo o mundo. Ela explicou que o museu busca contar histórias como a da ginasta, que exemplificam os valores olímpicos de excelência, respeito e amizade. O primeiro contato do museu com Rebeca ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, quando a brasileira conquistou o ouro no salto.

Quase quatro anos depois, a ginasta decidiu doar o collant usado na conquista de Paris, e o museu ficou emocionado com o gesto. Yasmin Meichtry se mostrou muito honrada pela doação e por poder exibir a peça para os visitantes do museu, ressaltando a relevância de mostrar objetos que representam momentos marcantes da história olímpica.

Assim que o collant chegou a Lausanne, ele foi cuidadosamente catalogado, fotografado e colocado em exibição nas condições ideais de temperatura e posição, garantindo a preservação do item. O museu tem um cuidado especial com a conservação das peças, tratando cada item de acordo com sua fragilidade e peso, para que sua história seja preservada corretamente.

Além do collant de Rebeca, o museu exibe outros 15 objetos de atletas brasileiros. Entre eles, estão uma bola assinada por Pelé, o biquíni de Jaqueline Silva, o uniforme de Arthur Zanetti e itens mais recentes, como o skate de Rayssa Leal e uma camiseta autografada por Ítalo Ferreira. De Paris-2024, além do collant de Rebeca, o museu exibe o uniforme de Duda e uma bola autografada pela dupla campeã olímpica de vôlei de praia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes