Compartilhe este texto

Conselho da Portuguesa aprova por aclamação proposta de SAF

Por Folha de São Paulo

14/11/2024 22h15 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho Deliberativo da Portuguesa aprovou na noite desta quinta-feira (14), por aclamação, a transformação do clube paulistano em uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), de acordo com a proposta apresentada por um grupo de investidores na semana passada.

A implementação da SAF depende ainda de aprovação na Assembleia-Geral de sócios do clube, em data a ser marcada nas próximas semanas.

Encabeçado pela Tauá Partners, empresa do setor financeiro que pretende assumir a SAF, com financiamento da XP Investimentos e obras a cargo da Revee, o projeto prevê o investimento de R$ 263 milhões no departamento de futebol, com a meta de devolver a Portuguesa à Série A do Campeonato Brasileiro e às semifinais do Campeonato Paulista até 2029.

O time hoje está na primeira divisão estadual, mas na quarta divisão nacional, a Série D. Os investimentos abrangeriam desde as categorias de base até o futebol profissional.

Os investidores querem também remodelar o estádio Canindé, que, ao custo aproximado de R$ 500 milhões, viraria uma arena multiuso, nos moldes do Allianz Parque, do Palmeiras. A capacidade ficaria em torno de 30 mil espectadores para jogos e de 45 mil a 50 mil para shows.

O projeto prevê um edifício-garagem ao lado da arena, com 2.500 vagas, e uma cobertura de 16 mil metros quadrados, para eventos como casamentos e festas de formatura.

Pelo modelo acordado, os investidores terão 80% da SAF, com os 20% restantes permanecendo com a Portuguesa.

Na quarta (13), o Conselho de Orientação e Fiscalização do clube analisou o parecer de um escritório de advocacia independente, contratado para avaliar a proposta dos investidores. A recomendação foi de que a minuta fosse aprovada com ressalvas. Essas ressalvas se mantêm após a manifestação do Conselho Deliberativo.

"A decisão marca um momento histórico para a Portuguesa, que busca um novo modelo de administração visando a sustentabilidade financeira e a competitividade no cenário esportivo nacional", afirmou o clube em nota publicada em redes sociais.

O resultado até agora agrada a torcida organizada do time, Leões da Fabulosa, que convocou os torcedores a comparecerem em peso ao clube para acompanhar a votação.

"A aprovação com ressalvas é crucial!", escreveu a organizada em suas redes sociais antes da reunião. "Acreditamos que o caminho certo é aprovar com ressalvas, permitindo que os departamentos jurídicos de ambos os lados alinhem os detalhes e resolvam as questões pendentes, assegurando o melhor para a nossa Lusa."


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes